quarta-feira, 11 de junho de 2014

Reflexões

Ultimamente, muito se tem falado sobre a indignação das pessoas sobre o que anda acontecendo no nosso país. Concordo que tudo é muito triste, muito grave e muito revoltante. 

Mas a reflexão que eu faço vai além do óbvio. O país está em crise, mas será que moral das pessoas também não está?

Falo mal do meu país, mas o que eu tenho feito para ajudar a melhorá-lo, a torná-lo mais próximo do que considero ideal?

Falo sobre a falta de educação do povo, mas será que eu sou realmente o que se pode chamar de "educado"? Me importo com as pessoas, respeito os idosos e os deficientes? Uso de gentileza?

Falo sobre sujeira nas ruas, mas será que que eu tomo conta do meu próprio lixo? Guardo o meu lixo e procuro uma lixeira para jogá-lo ou o dispenso nas ruas, afinal já está tudo sujo mesmo?

Falo sobre destruição do meio ambiente, mas será que tenho atitudes sustentáveis? Reciclo o lixo, evito desperdícios, cuido da água, etc, etc?

Falo sobre a sem-vergonhice dos políticos, mas será que eu não estou sempre querendo me dar bem, independente do que eu tenha que fazer? E o tal do "jeitinho brasileiro"(que é sempre dotado das melhores intenções, mas recheado de egoísmo e de "pequenos delitos")?

Por falar em política, faço o bom uso do meu voto nas eleições? Ou voto de qualquer jeito, afinal eu não posso fazer a diferença, pois sou um só, no meio de tanta gente.

Aí é que está o "X" da questão: você pode fazer a diferença sim.
Comportamento gera exemplo.
O meu exemplo pode gerar mudança de comportamento no outro.
Se todos tiverem em mente que podem fazer diferente, o país, o mundo, tem chances de ser diferente. Nós temos a chance de escolher mudar isso.
Vamos refletir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário