Como vocês já devem saber, minha relação com a música é muito estreita e tem um grau de prioridade altíssimo na minha vida. Por conta disso, os artistas também foram se achegando, ganhando espaço e sendo alvo de um amor ao mesmo tempo inexplicável e sincero de minha parte.
Confesso que, quando paro pra pensar, acho esse amor "muito louco". Porque além de ele ser uma via de mão única (já que apenas um dos lados o sente) ele também é oferecido à alguém que não conhecemos muito bem (a não ser seu lado profissional) e, muitas vezes, nem pessoalmente.
Mas, enfim, isso acontece desde os áureos tempos e comigo (e com a minha geração) não poderia ser nem um pouquinho diferente. E eu sou uma prova de que o amor platônico entre ídolos e fãs pode se transformar numa amizade verdadeira. Passei anos gostando de uma banda e, de tanto participar dos shows, acabei criando um vínculo pessoal com os integrantes que acabou gerando uma grande amizade. Imagine você, o grau de importância que isso ocupa na minha vida e no meu coração.
E, justamente por estar tão envolvida no meio musical percebo o quanto existem fãs "chatos" nesse mundo! Há os que são tão radicais que não gostam que seu ídolo seja "copiado". Não gostam dos outros artistas que já confessaram usar seu ídolo como fonte de inspiração. Não assistem tributos aos seus ídolos falecidos, porque quem vai cantar suas músicas vai imitá-lo.
Mas há uma outra categoria de "fãs chatos": os deslumbrados. E estou falando sobre isso de jeito mais radical possível, pois não é muito fácil estar perto do seu ídolo sem se deslumbrar com isso. Estou falando das pessoas que, pelo fato de serem fãs, acham que têm "direitos" sobre os ídolos. Já chegam falando que merecem uma palheta ou uma baqueta. Dizem que merecem uma camiseta da banda diante de tanto amor despendido. Já chegam cobrando que o site está desatualizado ou que devem fazer mais shows. Que querem tirar inúmeras fotos e não se preocupam que outras pessoas podem estar aguardando ou que podem estar os "alugando" demais.
Tietagem é saudável desde que o respeito pelo outro ser humano (seja o ídolo ou outros fãs) esteja junto, o tempo todo. Não dá pra fazer competição de quem é mais fã. Não dá pra achar que você merece ganhar prêmios ou ter regalias por tantos anos de amor ou dedicação.
Sentimento verdadeiro não se mede e não espera nada em troca.
♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário