Ainda falando sobre o carinho que as famílias dos alunos nos ofertam todos os dias, na verdade- mas em datas especias as manifestações se tornam mais evidentes.
A família de uma aluninha minha me mandou um bilhete dizendo que o meu presente de dia dos professores ia chegar um pouquinho atrasado porque eles estavam confeccionando-o artesanalmente, inclusive a criança estava ajudando neste processo. Achei a atitude muito linda e talz, mas confesso que quando o presente chegou eu fiquei um tanto quanto chocada.
Chocada não pelo presente em si, que foi muito legal, pintado pela criança, com o maior carinho.
O que me chocou (se é que a palavra está bem colocada nesse caso) foi que a família revirou minhas redes sociais e imprimiu minhas fotos particulares para compor o presente.
Ok, vamos lá!
Sim, minhas redes sociais são públicas e eu não restrinjo meus álbuns.
Coloco apenas o que eu permito que as pessoas vejam.
Exponho somente o que eu acho que não vai me comprometer ou, literalmente, expor demais minha vida privada.
Estou ciente de que sendo público, não tenho controle sobre quem acessa.
Mas, confesso que não tinha me dado conta que justamente por ser público, qualquer pessoa tem acesso. E tendo o acesso permitido, essas pessoas podem ver, copiar, imprimir, usar minhas fotos da maneira que bem entenderem.
Nesse caso, não vejo a família com más intenções. Eles queriam fazer um presente significativo pra mim. Foi lindo isso! Mas me faz repensar um pouco sobre o alcance de uma foto (ou de qualquer informação pessoal) que seja compartilhada na net. Não temos o mínimo controle e nem a mínima noção do que pode ser feito com tudo isso.
Por mais que eu já tivesse o conhecimento sobre isso, a realidade dos fatos não foi exatamente agradável de se dar conta.
♥